segunda-feira, 4 de março de 2013

A vindima e o vinho



Este ano, eu, a Ana, a Thayná, a minha mãe, os meus avós e alguns familiares e amigos fizemos a vindima da vinha dos meus avós, no final de Setembro.
Cortámos os cachos das uvas com uma tesoura própria e pusemo-los dentro de baldes, que, quando estavam cheios, foram despejados em poceiros. Depois, os homens que participaram na vindima transportaram-nos e despejaram-nos na tina, que estava no trator.
Entretanto, a minha avó ia apanhando os cachos mais apetitosos para comermos ou fazermos doce.
Todos nós aproveitámos para comer vários bagos de uva, enquanto as colhíamos. Também falámos uns com os outros sobre a nossa vida e o nosso país.
A seguir, a tina foi transportada até ao lagar, onde as uvas foram esmagadas para sair o seu líquido. Esse mosto ficou aí três dias. Por fim, foi colocado nas vasilhas, onde acabou de fermentar e se transformou em vinho, pela altura do S. Martinho!
                                          23/11/2011




Sem comentários:

Enviar um comentário