quarta-feira, 13 de junho de 2012

Elmer e o Arco-íris


Título: “Elmer e o Arco-íris”
Autor: David Mckee
Editora: Caminho


Reconto

Elmer, o elefante aos quadrados, outros elefantes e alguns pássaros estavam numa gruta, porque havia trovoada lá fora.
O Elmer achou que talvez aparecesse o arco-íris.
Quando o temporal acabou,  o Elmer e os pássaros saíram da gruta, mas ainda estava a chover.
Um pássaro pensou que o arco-íris estava a chorar, porque tinha perdido as cores por ter aparecido cedo de mais.
 O Elmer decidiu dar-lhe as cores, mas não sabia onde era o fim do arco-íris para lá lhas dar.
Então, o Elmer e os pássaros foram à sua procura.
O Elmer encontrou um leão pelo caminho que lhe perguntou  de que é que ele estava à procura. Ele respondeu que estava à procura do fim do arco-íris e explicou-lhe tudo. Um tigre que estava perto disse que isso era grave e ofereceu-se para o ir procurar e chamou também os coelhos.
Pouco depois, o Elmer encontrou uma girafa, que lhe disse que havia uma coisa estranha no céu. Elmer avisou-a de que era o arco-íris, falou-lhe das cores perdidas e depois perguntou-lhe se ela via onde ele tocava na terra, mas ela não conseguia ver.
A girafa quis saber o que acontecia se ele desse as suas cores, mas Elmer já tinha ido ter com os elefantes.
Os elefantes ainda não tinham saído da gruta, porque tinham tido medo, mas, depois de o Elmer lhes explicar o problema, eles já saíram da gruta.
Um elefante quis saber como é que o Elmer ficaria quando desse as suas cores. Outro elefante achou que ele ficaria como os outros elefantes e até disse que mais valia isso do que um arco-íris sem cores.
Quando Elmer estava com os macacos, os pássaros voltaram. Eles avisaram-no de que ainda não tinham encontrado nada e que iam continuar a procurar.Um macaco disse que ninguém pode encontrar o fim do arco-íris, mas achou que ia ser divertido tentar.
Quando Elmer chegou ao rio, todos procuravam o fim do arco-íris.
O Elmer perguntou aos peixes se eles sabiam onde acabava  o arco-íris e, por fim, eles responderam que era ao pé da cascata.
De facto, nascia da cascata um arco-íris sem cores e terminava ali a busca! O Elmer e os peixes gritaram para chamar os outros animais. Depois, o Elmer  passou para trás  da cascata, sem esperar pelos outros animais.
Quando eles chegaram, não se conseguia ver o Elmer. As cores começaram a aparecer pouco a pouco no arco-íris.
Todos os animais estavam contentes, mas um elefante perguntou onde é que estava o Elmer. Quase que em resposta o Elmer apareceu de trás da cascata. Ainda tinha as suas cores! Os animais aí ficaram contentíssimos.
Um elefante achou estranho e então perguntou ao Elmer como é que mantinha ainda as suas cores se as tinha dado. O Elmer disse rindo-se que se pode dar e voltar a dar e não perder, coisas como a amizade, a felicidade ou as cores dele!
Quando regressavam a casa, o tigre disse que ainda chegou  a pensar que o arco-íris poderia ficar aos quadrados. O leão disse que não era bom pensar nisso e que já tinham problemas que chegassem com um elefante aos quadrados!
O Elmer riu-se mesmo a  valer!
                                                                                                        28-12-2010

Sem comentários:

Enviar um comentário