terça-feira, 12 de junho de 2012

A história da minha família


Os meus avós maternos nasceram e casaram-se no concelho de Alcobaça  e viveram em Peniche, Angola e Pedralhos.
A avó trabalhou numa quinta, criou animais e cuidou da minha mãe e dos meus tios maternos.
O avô foi polícia na Guiné, em Angola, onde tirou o curso de Subchefe, em Caldas da Rainha, onde deu aulas, na Marinha Grande e em Alcobaça.
Actualmente, os avós estão reformados, mas têm, em casa, um pequeno escritório de documentação automóvel e passeiam muito na sua caravana, até já foram a Itália e à Hungria. Eles cultivaram sempre alguns terrenos e dão-nos fruta muito saborosa. Quando é Natal, costumamos reunir-nos em casa dos meus avós e o avô veste-se de Pai Natal.
 Os meus avós paternos nasceram no concelho de Caldas da Rainha.
O meu avô foi à tropa a Lisboa e era carpinteiro.
A minha avó esteve sempre junto dos seus pais e foi sempre agricultora, para além de cuidar do meu pai e dos meus tios paternos.
Os meus avós casaram-se quando o meu pai já tinha 7 anos, o que foi muito estranho para ele. Eles nunca fizeram férias, apenas deram, uma vez, um passeio de autocarro, ao Norte de Portugal.
O meu avô paterno morreu em 1986.
 Os meus pais conheceram-se, casaram-se e têm vivido em Caldas da Rainha.
A mãe nasceu e estudou no concelho de Alcobaça. Depois, tirou o curso de Professora do 1º Ciclo, em Caldas da Rainha, e deu aulas em muitas localidades do distrito de Leiria. Ela ainda estudou mais em Leiria, onde ficou com a Licenciatura. Ela aprendeu a tocar saxofone aos 15 anos e a fazer peças de barro aos 20, numa fábrica de cerâmica.
O pai nasceu e estudou no concelho de Caldas da Rainha. Aos 17 anos, foi para o Seminário, pois queria ser padre, mas desistiu. Aos 20 anos, foi estudar Filosofia para Braga e depois para Lisboa. Ele trabalhou numa fábrica na Alemanha e noutra em Caldas para ter dinheiro para estudar e também trabalhou na estatística em Braga e em Lisboa.
Há 15 anos, ele concluiu o curso e tirou o Mestrado em Lisboa.
Os meus pais têm sido professores. Eles gostam muito de estudar, de programas culturais e já foram de carro até França.

Eles ficaram muito felizes com o meu nascimento, em 2001, no Dia de Natal, e fazem tudo o que podem para eu ser feliz.

                                                                                     13-11-2010 


1 comentário:

  1. Leonor,
    Que belo texto!
    Continua a escrever e a colocar imagens neste site. Está com uma decoraçãp muito bonita.

    Jaime

    ResponderEliminar