segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Espanta-Pardais


Título: Espanta-Pardais
Autor: Maria Rosa Colaço
Ilustrador: Albino Moura
Editora: Vega
História:
Espanta-Pardais era um boneco humilde e pobre, que só tinha uma perna, vivia numa seara e queria muito ir à Estrada-Larga.
Um dia, conheceu a linda menina Maria Primavera, que tinha um pássaro verde e vinha da Estrada-Larga. Com a ajuda dela do seu pássaro e de Chico Estrela, o espantalho conseguiu ficar com uma segunda perna feita de pau de figueira e assim partiu com a menina e a ave rumo àquela estrada.
Numa noite, durante um sonho, o Espanta-Pardais viu, numa rosa, um menino com asas de abelha, que lhe disse que os seus companheiros tinham ido embora, o que o deixou muito desanimado, pois pensava que o seu sonho já não se iria realizar. No entanto, o Menino-Abelha informou-o de que se ele fizesse alguma coisa útil ou bela, conseguiria chegar à Estrada-Larga onde a menina e o pássaro verde esperariam por ele. Desesperado o espantalho chorou tanto que molhou todas as suas palhas, à exceção das do coração, que corajosamente ofereceu a um pardalito antes de morrer.
Mais tarde, Maria Primavera encontrou-o e beijou-lhe a sua perna de figueira, o que a fez renascer. Então, Chico Estrela plantou-a na Estrada-Larga, cresceu e tornou-se o lugar onde os filhos do Chico brincavam. O Espanta-Pardais ganhara uma vida nova, em forma de figueira, ao ter dado ao pardalito as únicas palhas secas que lhe restavam.
Agora, na seara, outro Espanta-Pardais anseia por ir à Estrada-Larga e encontrou uma menina que lhe disse que todos os caminhos conduzem a ela; basta procurar.

31-12-2012 
Esta Menina Primavera, feita pelos alunos do Chão da Parada, também poderia
 encontrar-se com algum Espanta-Pardais cheio de desejo de ir até à Estrada-Larga.


6 comentários:

  1. Leonor:
    Adorei a história do espantalho e da sua menina.
    Li o livro da Rosa Colaço e fiquei fascinada com algumas expressões, pela sua ternura, força, verdade…
    “(…) farto dos dedos quentes do sol, das mãos frias da chuva, do silêncio (…) de braços abertos a coisa nenhuma, destes braços que nunca abraçaram ninguém (…)” E os abraços são maravilhosos!
    A comparação da esperança a uma estrela com cinco dedos quentes é espantosa, pois é “(…) uma mão amiga e muito grande a unir os homens do mundo inteiro. (…) É uma estrela-sinal-de-amor. (…) É ela quem aquece nos dias mais tristes os que têm fome e sede e frio e doença. E também os que procuram um amigo ou esperam a verdade.” São palavras mágicas como estas de Maria Primavera, que nos encantam e dão força para amar.

    ResponderEliminar
  2. Eu conheço esta história, Leonor ;) contada também com amor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como gostei do texto que apareceu no manual de LP, requisitei o livro na biblioteca da EBI e resumi-o.

      Eliminar
  3. Alguém me pode ajudar a encontrar o livro em pdf? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://issuu.com/vanda-be/docs/espanta-pardais
      Aqui está. :)

      Eliminar