terça-feira, 11 de dezembro de 2012

O Chocolate e o Bolo-rei


Luís caminhava para a casa dos avós. Era dia de Natal.
Ia a comer um chocolate. Sem saber como, fez uma nódoa nas calças. Ficou triste e começou a chorar. O pai, sempre compreensivo, consolou-o:
- Quando chegares a casa dos avós, pedes para mudar a roupa; há lá sempre alguma de reserva.
No entanto, a criança ainda mostrava alguma pena, pois gostava mesmo das suas calças por serem novas. Então, o chocolate, que tinha a forma de Pai Natal, disse-lhe baixinho:
- Vais ver que quando chegares, já nem vais pensar mais nisso.
O Luís não esperava tal consolo, mas, após o impacto da surpresa, sentiu que o chocolate era como um amigo!
Na casa dos avós, havia sempre uma grande azáfama na preparação da ceia de Natal.
Finalmente, chegaram. O Luís foi o primeiro a entrar e a dirigir-se à sala onde todos os esperavam e não mais se lembrou da nódoa de chocolate. Depois de se abraçarem e beijarem, a avó convidou-os para se sentarem à mesa.
Recheada de iguarias, era um primor para a vista e para o paladar. Contudo, e a destoar do conjunto, sentado no seu trono no centro desta, o bolo-rei estava pensativo e a desfazer-se em tristeza. O que seria? Por certo, ciúmes do convívio que o Luís estava a ter com a família.
Pressentindo que nem tudo estava bem na mesa, a avó, a quem os anos ensinaram a conhecer os sentimentos mais íntimos das pessoas, começou a imaginar o que podia fazer para resolver aquela situação de ciúmes. Abeirou-se do Luís e segredou-lhe:
- Aproxima-te do bolo-rei e diz-lhe que não se preocupe, tudo se esclarecerá.
E este escutou-o atentamente, tendo o seu semblante voltado àquela nobreza serena e feliz, que era seu timbre.
O Luís sabia agora, com espanto, que os chocolates e os bolos-reis da época de Natal também falavam, ouviam e sentiam como as pessoas. E disse ao bolo-rei:
- Eu gosto muito de ti; no Verão, já sonho contigo, e no Inverno és a minha delícia e o meu preferido entre todos os bolos.
    O bolo-rei então sentou-se direito no seu trono, pôs na cabeça a sua coroa brilhante e no seu rosto despontou o sorriso mais lindo que podes imaginar.
E todos continuaram a festejar, com alegria, a noite de Natal.

Texto de Vasco, Leonor e Filomena
20-12-10


Sem comentários:

Enviar um comentário