sexta-feira, 16 de novembro de 2012

A bruxa Zanaga



Andava certo dia El-Rei a passear nos jardins do seu palácio quando ouviu o ruído de um motor. Olhou para o céu e viu a Bruxa Zanaga, que tinha um olho para cada lado, montada na sua vassoura, tentando aterrar ali mesmo nos jardins.
- Viva quem é a flor das bruxas!- disse o rei.
Porém a bruxa não vinha para graças.
- Sabes de onde venho?- perguntou ela, mal desceu da vassoura. - Acabei de fazer o meu exame final.
- Espero que tenha corrido bem...
- Tazbrenhaxa! - respondeu a bruxa piscando os olhos vesgos. - Querem chumbar-me!!! Dizem que sou a bruxa mais cábula do país! Mas eu estudo... palavrinha que estudo...
- Então o exame correu mal!
- Eu sabia... mas tive azar! Na prova da vassoura sem motor não fui capaz de meter marcha atrás! E, na prova escrita, pediram-me aquela fórmula de adormecer uma princesa durante cem anos e... eu que a tinha na cábula... mas não a pude consultar... zás! Escrevi aquela de fazer crescer as orelhas de burro!

Continuação:
O rei e a bruxa fizeram esquemas para planear o que iriam fazer. Assim estaria tudo pronto para ela um dia ainda vir a ser Rainha das Bruxas.
Arranjaram muitos livros e, como Zanaga não conseguia ler com os dois olhos, o rei leu-lhe alguns. Mas ele não podia estar sempre ocupado a ler. Então decidiram ir a um médico que avisou logo que ela teria de fazer uma operação.
Então, poucas semanas depois, a bruxa fez a operação. Assim já conseguia ver com os dois olhos.
Agora Zanaga conseguia ler e começou a estudar e estava sempre a melhorar com a cortesia do rei. Com tanto treino e esforço já era uma verdadeira bruxa e lá no firmamento voava e aterrava.
Bem, o rei achava que ela era uma excelente bruxa.
Quando já estava preparada foi falar com os professores, pedindo-lhes outra oportunidade. Eles aceitaram e como nessa prova não havia mais ninguém, eles viram que ela não era uma cábula e decidiram passá-la.
Ela agradeceu a ajuda do rei e ficou muito animada.
Hoje é a Rainha das Bruxas!

25-05-2011


Sem comentários:

Enviar um comentário