terça-feira, 21 de agosto de 2012

A lenda de Arlequim


Há muitos, muitos anos, havia em Veneza, uma condessa que todos os anos fazia um baile de máscaras, onde se escolhia o melhor traje. Todas as mães se esforçavam para fazer o mais belo fato para os seus filhos, mas a mãe de Arlequim era tão pobre que não tinha dinheiro para comprar os tecidos.

Então, os seus amigos ofereceram-lhe os restos dos seus trajes. Assim, a mãe de Arlequim juntou todos os restos e formou um lindo fato com losangos.

No dia do baile de máscaras, Arlequim apresentou-se à condessa e ganhou o prémio.

A condessa perguntou-lhe como é que ele, tão pobre, conseguiu fazer um traje tão bonito. E Arlequim respondeu que tinha sido com a gentileza dos seus amigos e a bondade da sua mãe.



Comentário:

Eu gostei do texto, porque aprecio os fatos de Carnaval.



 01-03-2011      
O Carnaval de Arlequim        Miró



2 comentários:

  1. Arlequim era, no teatro popular que surgiu em Itália no século XVI, um criado de Pantaleão, um mercador rico e avarento de Veneza. Embora pobre, Arlequim era um dançarino esperto e sabia escapar-se das confusões que ele próprio criava.
    Não sei se na sociedade imaginária em que ele viveu as mães dos outros meninos teriam a generosidade que é apresentada no texto que leste, Leonor. Talvez não. Se fosse eu a fazer o texto original, diria que Arlequim conseguiu realmente apresentar o melhor fato de Carnaval. Mas que ele, que era esperto, não quis revelar o segredo, não fossem outros nos próximos anos a vencer.
    Pois, como se diz, o segredo é a alma do negócio.

    Parabéns pela escolha do quadro de Miró!

    ResponderEliminar
  2. Leonor
    Mesmo em férias continuas a trabalhar. Porque será que não me surpreende?
    Gostei de lembrar a lenda de Arlequim. Fala da magia dos gestos das mães que proporcionam verdadeiros milagres. Acredito que na época em que ele viveu também as mães, ainda que muito atarefadas e com escassos meios, conseguiam feitos que só as mãos conseguem em parceria com o coração.
    Beijinho.
    Isabel Sousa

    ResponderEliminar