segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O amor de Pedro e Inês


Título: O amor de Pedro e Inês

Autor: Vanda Marques, Susana Silva e Inês Ferreira

Ilustrador: Susana Silva

Editora: Livros Quetzal

História:

Era uma vez, no reino de Portugal, um príncipe chamado Pedro.

Os seus pais decidiram que ele se iria casar com a princesa Constança. Pedro não a amava e queria casar-se com a sua aia, D. Inês de Castro. Ao dar à luz um filho, D. Constança morreu.

Pedro e Inês tiveram 4 filhos e foram uma família feliz. Mas o pai de Pedro não queria que eles se casassem e por isso mandou 3 homens matarem Inês.

Quando Pedro chegou a casa, após a caçada, viu-a morta. Chorou tanto que jurou que iria coroá-la rainha, colocar-lhe o túmulo mais belo e quando ele morresse deitar-se-ia junto dela.

Cumpriu a promessa e, quando morreu, ficou junto dela, no Mosteiro de Alcobaça.

07-02-2011

Comentário:

Eu gostei deste livro, porque fiquei a saber como foi o amor de Pedro e Inês.



1 comentário:

  1. Pedro e Inês foram felizes porque se amaram. Mas também sabiam que na sociedade e na corte os seus amores não eram bem vistos. E à medida que essa oposição ia subindo de tom, certamente sofreram muito, tiveram muitas dúvidas, chegaram talvez a pensar afastar-se… Mas a força do amor foi sempre mais forte, pois o amor vence tudo.
    Mesmo quando D. Afonso IV obrigou D. Inês ao desterro para o castelo de Albuquerque (que fica perto de Elvas e que então pertencia a Castela) continuaram a amar-se ainda mais. O coração de Inês, apertado pelo silêncio amargo da distância, expandia-se em alegria até às lágrimas sempre que alguma carta furtiva chegava trazida por algum mensageiro de Pedro.
    Eles podiam ter-se submetido ao que D. Afonso IV exigia. Mas não o fizeram. Por fraqueza das suas vontades? Ou por força das suas liberdades? Ao certo não o sabemos, fica-nos a nós a tarefa de imaginar.

    ResponderEliminar