segunda-feira, 29 de julho de 2013

Quadras populares


Onofre é o nosso santinho
Sempre está ao nosso lado
Come sempre um bolinho
E dá-me um bocado
André Vakarov

Santo Onofre gosto de brincar contigo
És muito brincalhão
Mas não me mordas o umbigo
Sem ele não posso viver não
André Vakarov

Vem cá ter comigo,
Ó meu querido S. João
Traz-me cá uma bola
Ou então um balão
Madalena Rebelo

S. Pedro, S. Pedro
Não venhas cá ralhar
Já no outro dia
Te vi papel a rasgar
Madalena Rebelo 


Santo Onofre fica ao meu lado
Aqui na secretária
Para vasculhares a minha folha
Que nunca para de respeitar
Miguel Antunes

Santo Onofre, meu amigo
Porque me ajudas?
Se eras meu inimigo
E não mudas?
César Ferreira 

S. João, S. João
Quem está à porta?
É aquele amigo do coração
Que vi ao pé da horta
César Ferreira

Ó Santo Onofre
És uma multidão
Com um cofre
Tens bom coração
Cristiana Matos

Meu santo, meu santinho
Tens uma cara de diabo
És um grande tontinho
Por isso tem muito cuidado
Cristiana Matos

S. Pedro, S. Pedro
Pareces gordinho
Devias namorar com uma pedra
Para ficares rijinho
Cristiana Matos

Santo Onofre, amigo dos tecelões
No deserto foste eremita
Dá-me cá uns tostões
Pr´a fazer saia bonita
Leonor Tomaz

Santo Onofre, meu amigo
Vou dançar nos santos populares
Se tu fores comigo
E também se dançares
Leonor Tomaz

S. João, S. João
Vieste até à minha escola
Ensinaste-me uma canção
Que eu guardei na sacola
Leonor Tomaz

Ó meu rico Santo Onofre
Deste o nome à minha escola
Pois sem ti ela não teria nome
E o meu mundo parecia Angola
Ana sancheira

S. João, S. João
Tu tens o teu dia
Pois eu dou-te um balão
Para ires à geladaria
Ana Sancheira


Ó Santo Onofre querido
Que és feito de cera
Vieste ser derretido
Tal como a minha pêra
Bernardo Capinha

Toco, toco, toco tudo
Logo à noite vou dançar
Com o Santo Onofre a meu lado
Ninguém me há de parar
Maria Inês Vieira

Era um baile infantil
Feito com muito cuidado
Só eu sei como foi baril
Por santo Onofre inventado
Maria Inês Vieira

S. João, S. João
Sei que gosta de balão
Por isso vou-te dar um
Do fundo do meu coração
Maria Inês Vieira

Santo Onofre, Santo Onofre
Gosto de estar contigo
Para comermos um gelado
Aí que rico amigo
Irina Miranda

S. António, S. António
Ficaste no meu coração
Ensinaste-me esta canção
E ando a ouvi-la na televisão
Carolina

Santo Onofre, meu amigo
És feito de carinho
Abrasaste-te comigo
És tão fofinho!!!
Elsa Barbosa

S. João, S. João
Contigo fui bailar
Deixei o meu cão
A brincar com o teu jarrão
Elsa Barbosa

Santo Onofre, Santo Onofre
O que vieste cá fazer?
Vim aqui à tua escola
Para contigo aprender
Gonçalo Henriques

Ó S. João, S. João
Vieste-nos visitar
Gostas do nosso balão
Desta cidade de encantar
Gonçalo Henriques

Querido Santo Onofre
Vieste-nos visitar
E ver esta cidade
Que está sempre a brilhar
Marco António

Santo Onofre, Santo Onofre
Porque não fizeste festa este ano
Foi a porcaria da crise
Que nos meteu neste ano
Marco António

Santo Onofre, Santo Onofre
Tira-nos desta crise
O Passo Coelho sabe roubar
E não consegue ganhar juízo
Marco António

Santo Onofre, Santo Onofre
Viveste na minha escola
Foste um grande padre
Que perdeste uma sacola
Luís

Vejo alguém ali ao longe
Santo Onofre aqui
Vem brincar comigo
Nunca me vou esquecer de ti
Victor

Santo Onofre começou a chorar
E vem à minha escola
S. António já acabou
E deixou comigo uma esmola.
João Pedro Lopes

Santo Onofre, Santo Onofre
Estás quase a chegar
Vamos fazer uma festa
Para contigo dançar.
João Pedro Lopes

Santo Onofre és divertido
A brincar ou a estudar
Com o dado na mão
Vamos todos jogar
Mário Dias

Santo Onofre, obrigado
 És meu amigo
Ao meu lado
Gosto muito de estar contigo
Mário Dias

Meu amigo, meu amigo
Que vi a chegar
Era o S. João
De pernas para o ar
Ruben

O Santo Onofre chegou
À minha escola
E agora engordou
Com a coca-cola
Ruben

Santo Onofre e S. Pedro
Estão juntos no meu coração
Até ao final
Do portão
Ruben
A 24 nasceste
Em junho é o teu mês
S. João é o teu nome
E não sabes Inglês
Ruben

Feito pelo 5º B ( a minha turma) 30-05-2013

1 comentário: